email iconquero ser contatado
closeDeixe-nos o seu contato

Nome *
Email *
Telefone
Assunto
captchaRepita o texto à direita:

Performance Operacional e Tecnológica

Os desafios da produtividade empresarial em Portugal

Estudo da OCDE regista que Portugal foi o país do "Mundo desenvolvido" em que a produtividade mais cresceu.

corner
Transformação
organizacional
Ajudamos a melhorar
os seus resultados
Estabelecemos relações
duradouras
Trabalhamos para
entregar resultados

Um estudo publicado pela OCDE (http://www.oecd.org/eco/growth/going-for-growth-2013.htm) regista que a produtividade em Portugal foi a que mais cresceu dentro do chamado “Mundo desenvolvido”. Notícia enganadora essa!!

Embora seja notória a preocupação da generalidade das organizações com o aumento da produtividade, a verdade é que muito deste ajustamento tem vindo a fazer-se, sobretudo, através da diminuição dos custos do trabalho.

As regras do mercado têm dado alguma “folga” em relação às regras de contratação e ao custo unitário do trabalho, assim como as regras do despedimento que temos visto serem flexibilizadas nos últimos tempos.

Mas será que efetivamente as nossas empresas
estão mais produtivas?

A nível empresarial, a produtividade nas suas diversas vertentes é relativamente fácil de medir mas curiosamente, muito poucas vezes as vemos “debaixo da lupa” das equipas de gestão. A melhoria contínua dos processos de negócio e o seu suporte tecnológico, o foco nas atividades-chave, a formação dos recursos humanos nas componentes técnicas e de gestão, o desenvolvimento dos sistemas de gestão operacionais, fazem toda a diferença.

Questione-se, como gestor da sua organização:

  • Sente-se confiante de que dispõe da informação que, de forma qualitativa e sobretudo quantitativa, lhe mostra o pulsar da sua organização, não só nos aspetos financeiros, mas também nos operacionais que lhe estão na base?
  • Acha que a sua organização possui a dinâmica de estar permanentemente a fazer mais e melhor?
  • Sente que cada elemento na sua organização está a dar a cada dia, o contributo que dele espera?
  • Sente que está a inovar o seu negócio para aumentar a sua rentabilidade?

A produtividade é fácil de medir: fazer mais com os mesmos recursos, ou o mesmo com menos. Se isto não se verifica na sua organização, então esta não está mais produtiva.

Dá que pensar!!

Nós trabalhamos para transformar empresas, torná-las mais produtivas e rentáveis. Vemos no terreno o esforço que tem sido feito pelas empresas nacionais para sobreviver, buscando novos mercados, e tornando-se mais produtivas.

Mas esta guerra da produtividade tem de ser travada de forma inteligente e profissional e há ainda um longo caminho a percorrer.

RelatedRelacionados
Aumento da Produção
Mapa Global
Entre em Contato
Lisboa: +351 213 502 500
São Paulo: +55 11 99106-6823
Email: geral@voltarion.com
[+]

2017 ©
VOLTARION, Lda. Your Profitability Partner
Termos Legais
 
Webdesign: Estreia
Consultores de Negócio | Implementação CRM | Aplicações móveis | Consultoras Tecnológicas | Redução de Custos | Consultora Portugal | Aumento de produtividade |