Os desafios da produtividade empresarial em PortugalEstudo da OCDE regista que Portugal foi o país do "Mundo desenvolvido" em que a produtividade mais cresceu.![]() |
Um estudo publicado pela OCDE (http://www.oecd.org/eco/growth/going-for-growth-2013.htm) regista que a produtividade em Portugal foi a que mais cresceu dentro do chamado “Mundo desenvolvido”. Notícia enganadora essa!!
Embora seja notória a preocupação da generalidade das organizações com o aumento da produtividade, a verdade é que muito deste ajustamento tem vindo a fazer-se, sobretudo, através da diminuição dos custos do trabalho.
As regras do mercado têm dado alguma “folga” em relação às regras de contratação e ao custo unitário do trabalho, assim como as regras do despedimento que temos visto serem flexibilizadas nos últimos tempos.
A nível empresarial, a produtividade nas suas diversas vertentes é relativamente fácil de medir mas curiosamente, muito poucas vezes as vemos “debaixo da lupa” das equipas de gestão. A melhoria contínua dos processos de negócio e o seu suporte tecnológico, o foco nas atividades-chave, a formação dos recursos humanos nas componentes técnicas e de gestão, o desenvolvimento dos sistemas de gestão operacionais, fazem toda a diferença.
Questione-se, como gestor da sua organização:
A produtividade é fácil de medir: fazer mais com os mesmos recursos, ou o mesmo com menos. Se isto não se verifica na sua organização, então esta não está mais produtiva.
Dá que pensar!!
Nós trabalhamos para transformar empresas, torná-las mais produtivas e rentáveis. Vemos no terreno o esforço que tem sido feito pelas empresas nacionais para sobreviver, buscando novos mercados, e tornando-se mais produtivas.
Mas esta guerra da produtividade tem de ser travada de forma inteligente e profissional e há ainda um longo caminho a percorrer.